Nossa Padroeira

Viva Nossa
Senhora Aparecida

A devoção e o amor pela Mãe Aparecida são antigos. Começou exatamente em 17 de outubro de 1717, quando uma pequena escultura de terracota foi encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, nas águas do Rio Paraíba do Sul, na então Vila de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. 
Eles haviam saído com a incumbência de trazer peixes para a festa que seria oferecida ao conde de Assumar, recém-nomeado governador da Capitania de São Vicente, e que estava de passagem pelo local. Após várias horas sem pescar nada, jogam a rede novamente, que traz o corpo de uma imagem da Virgem da Conceição. Na próxima tentativa, contrariando qualquer probabilidade, encontram a cabeça da santa. Decidem, então, invocar a Nossa Senhora antes de testar a sorte mais uma vez. Para a surpresa, pescam tantos peixes que a rede quase se rompe. Essa pesca abundante e inesperada é considerada a primeira graça da Virgem Aparecida.
Começa desta forma – em um lugarejo perdido, entre a população simples, que vivia à margem da sociedade –, a devoção à Nossa Senhora Aparecida. 
Share by: